Rui Unas anuncia “Sou um racista”

O humorista Rui Unidas divulgou que participa numa campanha antirracista chamada “Em Desconstrução”, a qual pretende fazer com que as pessoas assumam que são racistas e que abandonem os argumentos relacionado com essa mentalidade.

“Nos anos 80 o racismo propagava-se livremente, nas anedotas, nas histórias que “os pretos fizeram isto ou aquilo”, apontava-se na rua quando se via um casal de negro/negra com branca/branco. E fui crescendo no seio da normalização do preconceito “racial.

Não sei em que momento comecei a desconstrui-lo, mas seguramente foi quando o assumi, mesmo sendo não consciente e não intencional. É o primeiro passo de um processo de transformação continuo. É chocante e desconfortável, mas é a verdade.

Hoje, mais do que nunca, quando os extremos se expressam e normalizam o que não pode ser “normalizável” numa sociedade evoluída, urge essa desconstrução. De todas as partes. Vamos partir apenas de uma premissa: É muito errado fazer classificações e distinções com base na raça porque biologicamente não existem raças humanas”, escreveu Rui Unas.

You may also like...