Planeta emite menos 1 milhão de toneladas de CO2 por dia

Este ano, as últimas estimativas apontam que as emissões mundiais de CO2 podem diminuir cerca de 7%, valor que o planeta Terra devia atingir para cumprir o Acordo de Paris sobre alterações climáticas. Afinal, com a pandemia de Covid-19, o Mundo está a emitir menos um milhão de toneladas de CO2 por dia.

A Agência Internacional de Energia estima o consumo de menos 730.000 barris de petróleo por dia, considerando um cenário pessimista para 2020. Com a diminuição da procura de petróleo também se deve “juntar” o consumo de carvão.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico estima que a economia tenha um fraco crescimento desde a crise de 2009. Francisco Ferreira salienta “Somando a redução mundial do consumo de petróleo e o cenário na quebra de produção na China e quebras à escala mundial ficamos efetivamente próximos da meta da ONU para a temperatura não ultrapassar 1,5 graus… estas são mudanças conjunturais e não estruturais e com impactes que em áreas como o emprego não são também as desejáveis”.

You may also like...