Idosos vivem há meses num carro junto ao Mar Shopping

Idosos vivem há meses num carro junto ao Mar Shopping

“Dia 8, faz 10 meses que vivemos num carro”, revela José Luís, com mágoa. Em dias de Inverno, sobretudo noites com temperaturas negativas, torna-se difícil imaginar como José Luís e Rosária sobrevivem dentro de um Citroen Saxo dos anos 90.

Dentro do carro, eles comem, dormem e vão contando os dias. Atualmente, vivem num terreno junto ao centro comercial Mar Shopping, mas já estiveram em Leça da Palmeira, Matosinhos.
Esta situação já foi reportada à Segurança Social há cerca de dois meses. “o pior é a humidade, porque dentro do carro é como se chovesse”, conta José Luís. Uma das funcionárias do centro comercial, Juliana Gomes lamenta “É desumano ver os dois ali a dormir. Venho aqui todos os dias, mais do que uma vez por dia. E já vim várias vezes nas minhas folgas. O que a gente puder, faz.

Há aqui muita gente que nos ajuda e não nos deixa faltar nada. A gente não tem casa, mas pelo menos de fome não perde a vida.”

José Luís conta “Por um quarto pedem, em média, 300, 400 euros. Como posso pagar? Não posso. Quando recebo [a reforma], vamos para uma pensão. Mas é só uma noite; não tenho dinheiro para mais. Só tomamos banho nesse dia, uma vez por mês. Nos outros dias, é no centro comercial, mas não é tomar banho”.

Deixe um comentário