José Mata socorreu Maria João Abreu

Entre cenas, Maria João Abreu, deslocou-se ao camarim para mudar de roupa e terá sido nessa altura que desmaiou, devido à hemorragia que tinha no crânio. Segundo consta, o primeiro a socorrer a atriz foi José Mata…

Assim, ela não desmaiou durante a gravação de uma cena, como adiantámos, mas sim dentro do camarim. Maria João Abreu encontra-se hospitalizada desde dia 30 de abril, depois de um aneurisma ter rebentado e provocado uma hemorragia no cérebro.

 

João Carvalho, contou o que se passou… “Ela tinha ido ao camarim fazer uma muda de roupa, sentiu-se mal, deu um grito, quem estava ao lado foi o José Mata, que a foi socorrer. Há um mês que ela falava comigo nos problemas que estava a sentir”, referindo-se a alguns dos sintomas descritos, tendo-a aconselhado a ir a um médico. Algo que não fez por estar envolvida em vários projetos!

Ela já sentia algumas coisas antes. Ela era amiga da Lena, da minha mulher, e perguntava-me quais eram os sintomas que ela sentia. As pessoas com suspeitas de aneurismas têm episódios de descoordenação motora quando alguma coisa de mal se está a passar no cérebro. Tentam apertar um casaco sem sequer estarem a tocar no casaco. Ficam com o olhar perdido. Não é constante, mas acontece”.

Todos temos a nossa vida privada e as nossas preocupações, com os nossos filhos, os nossos netos, a nossa família. Ela andava muito preocupada com coisas pessoais e dizia-me: ‘É pá, eu vou, eu vou, eu vou!’, mas não foi”.

Tendo depois confirmado que foram dois aneurismas e não um… “Foram dois aneurismas. O primeiro localizaram-no e colocaram um ‘stent’, que é no fundo uma passagem à volta do aneurisma para conter a situação. Só que não deram conta que estava lá outro numa zona mais profunda”.

Tens o máximo de três horas para tirar o aneurisma. Passas as três horas começa logo a afetar… Desejo muito que ela recupere. Desejo do fundo da minha alma que ela recupere. Ela está em coma induzido, mas desejo que ela recupere como era a Maria João… Ela é uma atriz extraordinária e uma mulher muito forte… Qualquer outra coisa quando recuperar não sei se será justo”, concluiu o ator.

Revelou ainda que a mulher tinha tido uma situação semelhante “A gente fechava-se na sala de atores. Ela sabia o que me tinha acontecido com a minha mulher. Ela tinha securas, estava muito magra. Ela mostrou-me as perninhas e nem sequer tinha curva na perna. As pessoas com aneurismas não têm vontade de comer. Ela não comia. Há uma disfunção cerebral muito grande”.

 

You may also like...