Covid-19: Governo prepara “libertação total”

Hoje é dia de aligeirar medidas para os portugueses. Medidas que irão ser aligeiras no que toca ao horário do comércio, uso de máscara, recolher obrigatório e matriz de risco. António Costa deverá apresentar esta quinta feira as mais recentes conclusões do Conselho de Ministros.

A reunião deverá ser longa, mas no final deverá trazer boas notícias aos portugueses, com o aligeirar das medidas do confinamento pandémico. Será assim o início da libertação total, que segundo Costa, deverá ocorrer no final do verão com o progresso da vacinação e o país a alcançar a situação de imunidade de grupo.

 

Espera-se, por exemplo, que o Conselho de Ministros decida levantar ou todas ou algumas das restrições atualmente em vigor nos horários do comércio e da restauração. Atualmente, aos fins de semana e feriados, nos concelhos considerados de “risco muito elevado“, o comércio a retalho não alimentar está obrigado a fechar às 15.30. Já as mercearias, super e hipermercados, também aos fins de semana e feriados, têm de fechar às 19.00 (no resto dos dias às 21.00).

Também se espera mudanças nas lotações permitidas. E pode cair o recolher obrigatório às 23.00 imposto aos concelhos de risco elevado e muito elevado. Também está em cima da mesa a liberação face ao uso de máscaras, pelo menos nos espaços exteriores. Outra possibilidade é ser adotada uma nova matriz de risco – ou fazer com que a atual passe a ter leituras diferentes.

 

You may also like...