José Gomes Ferreira arrasa história de Portugal

No seu novo livro, “Factos escondidos da História de Portugal”, José Gomes Ferreira revelou que alguns dos factos conhecidos da História de Portugal não são bem como têm sido contados. Afirmações que o próprio andou anos a fundamentar…

Assim, um dos principais mitos desmitificado pelo jornalista é relativo a Pedro Alvares Cabral… “Quando na nossa história nos diz que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, é mentira. E desculpem os historiadores que estão a ouvir, porque isto não é uma provocação gratuita. É mentira, ele não descobriu”.

É matematicamente, geograficamente, cartograficamente e em termos de ciência náutica impossível alguém ter ido de Lisboa com uma armada daquelas e ter feito a rota perfeita para chegar à zona do Equador, encostar à esquerda, cortejar a costa do Brasil, mandar uma nau para trás que já ia preparada com uma carta a dizer ao rei que descobriu e depois seguir para o Cabo da Boa Esperança até à Índia”.

Pedro Álvares Cabral não descobriu o Brasil, é uma mentira da nossa história que teimamos em ensinar nas escolas e em querer que seja verdade. O mérito dele não foi descobrir o Brasil mas tomar posse oficial do Brasil para a Coroa de Portugal. Foi o primeiro comandante de uma armada a ligar os quatro continentes – Europa, América, África e Ásia”.

 

You may also like...