Governo aprova uso de Bodycams

Secretário de Estado congratulou-se com a aprovação do uso de bodycams nos uniformes das forças de segurança, segundo ele será uma peça fundamental na atuação das forças de segurança, bem como na proteção dos direitos dos cidadãos.

Antero Luís disse que a proposta que o governo vai submeter ao parlamento contempla a possibilidade de os elementos da PSP e da GNR utilizarem câmaras de videovigilância portáteis em intervenções policiais, as chamadas ‘bodycams’.

 

A utilização de câmaras portáteis individuais pelas forças de seguranças não só protege o agente do ponto de vista da legalidade e proporcionalidade da sua atuação, como protege o cidadão, porque há um registo de facto do que aconteceu. Não há aqui aquelas situações que por vezes acontecem de ser uma palavra contra a outra, que não foi bem assim. Tudo isso desaparece”, disse.

Não é uma câmara que esteja sempre a gravar. Não é para o polícia andar na rua com ela ligada. Tem que haver um sinal por parte do agente de que vai começar a gravar”, explicou.

 

You may also like...