Jovem de 21 anos por desfibrilhador de rua em Albufeira

Um jovem de 21 anos de idade foi salvo por civis após ter tido uma paragem cardiorrespiratória numa piscina particular em Santa Eulália, Albufeira. Os civis, com recurso ao desfibrilhador de rua, conseguiram reverter a paragem cardiorrespiratória.

A informação foi dada pelo município, que diz que o jovem foi salvo por pessoas que estavam no local e usaram o desfibrilhador, que estava instalado na via pública pelo município para o reanimar.

 

“O jovem encontrava-se numa piscina particular em Santa Eulália, quando sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Civis presentes iniciaram manobras de reanimação, recolheram e usaram o DAE – Desfibrilhadores Automáticos Externos da respetiva zona, e acionaram o 112. Esta foi a primeira vez que um equipamento DAE foi usado com sucesso por civis numa situação concreta, tendo assim assegurado a vida a este turista”.

Desde 2018 foram instalados 23 destes desfibrilhadores nas ruas de Albufeira, além de 9 nas viaturas de Bombeiros, Proteção Civil, Polícia Municipal e GNR!

Estes encontram-se em cabines preparadas para o efeito, bem sinalizadas, junto a edifícios âncora, nomeadamente estruturas municipais e em locais de grande afluência de pessoas!